segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A pobreza fez cair vários deles no pecado. Quem procura enriquecer, afasta os olhos (de Deus).

Como se enterra um pau entre as junturas das pedras, assim penetra o pecado entre a venda e a compra.

O pecado será esmagado com o pecador.
4.Se não te aferrares firmemente no temor ao Senhor, tua casa em breve será destruída.
5.Quando se sacode a joeira, só ficam refugos; assim a perplexidade permanece no pensamento do homem.
6.A fornalha experimenta as jarras do oleiro; a prova do infortúnio, os homens justos.
7.O cuidado aplicado a uma árvore mostra-se no fruto; assim a palavra manifesta o que vai no coração do homem.
8.Não louves um homem antes que ele tenha falado, pois é assim que se experimentam os humanos.
9.Se procurares a justiça, hás de consegui-la, e dela te revestirás como de um manto de festa. Habitarás com ela, ela te protegerá para sempre; e, no dia do juízo, nela encontrarás apoio.
10.As aves chegam-se aos seus semelhantes; assim a verdade volta àqueles que a põem em prática.
11.O leão está sempre à espreita de uma presa; assim o pecado, para aqueles que praticam a iniqüidade.
12.O homem santo permanece na sabedoria, estável como o sol; mas o insensato é inconstante como a lua.
13.Na companhia dos tolos, guarda tuas palavras para outra ocasião. Sê de preferência assíduo junto às pessoas ponderadas.
14.A conversação dos pecadores é odiosa; eles se alegram nas delícias do pecado.
15.Uma linguagem cheia de blasfêmias é horripilante, e sua grosseria fará com que não queiramos ouvi-la.
16.Uma disputa entre orgulhosos faz correr sangue; suas injúrias fazem sofrer os ouvidos.
17.Quem revela o segredo de um amigo perde a sua confiança, e não mais achará amigos que lhe convenham.
18.Ama o teu próximo e sê fiel na amizade com ele;
19.se desvendares seus segredos, em vão correrás atrás dele,
20.pois, como um homem que mata seu amigo, assim é o que destrói a amizade do próximo;
21.como um homem que solta o pássaro que tem na mão, assim abandonaste o teu próximo, e não mais o encontrarás.
22.Não o persigas, já está longe; escapou-se como uma gazela da armadilha. Porque a sua alma foi ferida,
23.e não mais poderás curar (sua ferida). Depois de uma injúria pode haver reconciliação;
24.desvendar, porém, os segredos de um amigo é um desespero para a alma desventurada.
25.Aquele que tem um olhar lisonjeiro trama negros propósitos, e ninguém pode afastá-lo de si.
26.Em tua presença só terá doçura nos lábios, admirará tudo o que disseres; mas em breve mudará sua linguagem e armará laços às tuas palavras.
27.Abomino muitas coisas, porém nada tanto quanto ele; o Senhor também o detesta.
28.Quem lança uma pedra no ar, a vê recair sobre sua cabeça; a ofensa feita por traição atingirá também o traidor.
29.Quem cava uma fossa cairá nela; quem põe uma pedra no caminho do próximo nela tropeçará; quem arma uma cilada a outrem nela será apanhado.
30.O desígnio criminoso volta-se contra o seu autor, que não saberá de onde lhe vem o mal.
31.A zombaria e a ofensa são próprias dos orgulhosos; a vingança os espreita como um leão.
32.Aqueles que escarnecem do pecado dos justos serão apanhados no laço, e a dor os consumirá ainda vivos.
33.Cólera e furor são ambos execráveis; o homem pecador os alimenta em si mesmo

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São Francisco de Assis

“Bem-aventurado o homem que suporta o seu próximo com as suas fraquezas tanto quanto quisera ser suportador por ele, se estivesse na mesma situação!” São Francisco de Assis

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Medalha de São Bento



A Cruz sagrada seja minha luz
Não seja o dragão meu guia
Retira-te satanás, nunca me
aconselhe coisas vãs
é mau o que tu ofereces,
bebe tu mesmo o teu veneno.

Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs; é mau o que tu ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.

~ História da medalha de São Bento ~
Sem dúvida a medalha de São Bento é uma das mais veneradas pelos fiéis. A ela se atribuem poder e remédio, seja contra certas enfermidades do homem e animais, ou contra os males que podem afetar o espírito, como as tentações do poder do mal. É frequente também colocá-la nos cimentos de novos edifícios como garantia de segurança e bem-estar de seus moradores.
A origem desta medalha se fundamenta em uma verdade e experiência do cunho espiritual que aparece na vida de São Bento tal como a descreve o papa São Gregório no Livro II dos Diálogos. O pai dos monges usou com frequência do sinal da cruz como sinal de salvação, de verdade, e purificação dos sentidos. São Bento quebrou o vaso que continha veneno com o sinal da cruz feito sobre ele. Quando os monges eram perturbados pelo maligno, o santo mandava que fizessem o sinal da cruz sobre seus corações. Uma cruz era o selo dos monges na carta de sua profissão quando não sabiam escrever. Tudo isso não faz mais que convidar seus discípulos a considerar a santa cruz como sinal benfeitor que simboliza a paixão salvadora do Senhor, porque se venceu o poder do mal e da morte.
A medalha tal como hoje a conhecemos, remonta ao século XII ou XIV ou talvez a uma época anterior de sua história. No século XVII, em Nattenberg, na Baviera, em um processo contra umas mulheres acusadas de bruxaria, elas reconheceram que nunca haviam podido influir malignamente contra o mosteiro beneditino de Metten porque estava protegido por uma cruz. Feitas, com curiosidade, investigações sobre essa cruz, descobriram que nas paredes do mosteiro estavam pintadas várias cruzes com algumas siglas misteriosas que não puderam ser decifradas. Continuando a investigação entre os códices da antiga biblioteca do mosteiro, foi encontrada a chave das misteriosas siglas em um livro do século XIV. Assim sendo, entre as figuras aparece uma de São Bento segurando com a mão direita uma cruz que continha parte do texto que se encontrava só em suas letras iniciais nas hastes das cruzes pintadas nas paredes do mosteiro de Metten, e na esquerda portava una bandeirola com a continuação do texto que completava todas as siglas até àquele momento misteriosas.
Muito mais tarde, já no século XX, foi encontrado outro desenho em um manuscrito do mosteiro de Wolfenbüttel representando um monge que se defende do mal, simbolizado numa mulher com uma cesta cheia de todas as seduções do mundo. O monge levanta contra ela uma cruz que contém a parte final do texto. É possível que a existência de tal crença religiosa não seja fruto do século XIV senão muito anterior.
O papa Clemente XIV, em março de 1742, aprovou o uso da medalha que havia sido tachada anteriormente, por alguns, de superstição. Dom Gueranger, liturgista e fundador da Congregação Beneditina de Solesmes, disse que o costume de a imagem de são Bento aparecer com a santa Cruz, confirma a força que esse poder obteve em suas mãos. A devoção dos fiéis e as muitas graças obtidas por ela é a melhor mostra de seu autêntico valor cristão.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

“Se queres seguir a Deus, deixa-O ir adiante. Não queiras que Ele te siga!” Santo Afonso de Ligório

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.
58
Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. 



Evangelho: Lc 9,57-62
Santo: São Dionísio Areopagita

Mistérios do Rosário: Mistérios Gloriosos

Amigos e amigas,

No evangelho de hoje, três tipos de pessoas ilustram o texto, são personagens anônimos. O primeiro e o terceiro tomam a iniciativa, sem serem chamados. O segundo é Jesus quem o chama. Nos três casos, a exigência é o desprendimento de outros vínculos, a disposição a enfrentar o desconforto. Tudo relacionado ao desejo de seguir o Senhor. Na última fala neste trecho, Jesus afirma que quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino. Ele quis dizer que não se pode seguir Jesus e olhar noutra direção.
Deus os abençoe!“

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Evangelho: Mt 18,1-5.10

“O primeiro passo na busca da verdade é a humildade. O segundo, a humildade. O terceiro, a humildade. E o último, a humildade!” Santo Agostinho

Evangelho: Mt 18,1-5.10
SantoSanto Anjo da Guarda

Mistérios do Rosário: Mistérios Dolorosos

Amigos e amigas,

Uma das maiores honras era ser importante e reconhecido, porque o individuo anônimo e desconhecido era deprezado. Jesus muda essa maneira de pensar, e o evangelista nos mostra isso pela imagem do “pequenino”.O pequenino, não só representa a criança que, por sua dependência, ignorância e debilidade, era considerada insignificante. “Pequenino” era também uma alusão a todas as pessoas simples, pacíficas e anônimas que não tinham vontade nem meios sociais para ocupar um lugar na escala de honras.
Deus os abençoe!“

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

São Josemaria Escrivá.

A humildade leva-nos pela mão a essa forma de tratar o próximo que é sem dúvida a melhor: a de compreender a todos, conviver com todos, desculpar a todos; a de não criar divisões nem barreiras; a de comportar-nos SEMPRE como instrumentos de unidade!” São Josemaria Escrivá.